Twitter Estratégia Lab

Self-digital: uma reflexão teórica sobre a construção da identidade das organizações nas mídias sociais

by OLIVEIRA, Tatiane Rodrigues C.; LAUS-GOMES, Victor; DIAS, Robson; DRAVET, Florence,

OLIVEIRA, Tatiane Rodrigues C.; LAUS-GOMES, Victor; DIAS, Robson; DRAVET, Florence. Self-digital: uma reflexão teórica sobre a construção da identidade das organizações nas mídias sociais. Revista GEMInIs, São Carlos, UFSCar, v. 10, n.1, pp. 27-48, jan. / abr. 2019.

Resumo

Este trabalho é uma reflexão teórica sobre as transformações nos processos de construção da identidade das organizações no ambiente digital.  Tendo como referência teórico-metodológica a teoria da complexidade de Edgar Morin, além dos conceitos propostos por George Herbert Mead e por Erving Goffman, é discutida a reflexividade do self a partir de narrativas que possibilitam o reconhecimento e a legitimação social. A noção de self-digital é proposta, como forma de compreender a identidade organizacional em uma perspectiva complexa e interacional, com base nos sentidos que são (re)produzidos nas mídias sociais.

Palavras-chave

Identidade; organização; self-digital; mídias sociais.

Link para o artigo

Desenvolvido por BARU-LAB