Twitter Estratégia Lab

Comunicação organizacional e o noticiário de negócios: um estudo exploratório sobre as relações discursivas entre os níveis de estratégia

by GOMES, Victor M. Laus R.; DIAS, Robson; MARTINEZ, Maria Cecília; DIEHL, Ceci da Costa,

GOMES, Victor M. Laus R.; DIAS, Robson; MARTINEZ, Maria Cecília; DIEHL, Ceci da Costa. Comunicação organizacional e o noticiário de negócios: um estudo exploratório sobre as relações discursivas entre os níveis de estratégia. ECCOM, v. 9, n. 18, jul./dez. 2018.

Resumo 

Este trabalho consiste em um estudo exploratório sobre os sentidos da estratégia construídos em processos de comunicação organizacional e em notícias de negócios, com o objetivo de refletir sobre possíveis relações entre os níveis institucional e organizacional da estratégia. O corpus de pesquisa foi formado por notícias sobre estratégia organizacional, veiculadas nos anos de 2015 e 2016, e por textos institucionais de uma organização privada, de grande porte, do Distrito Federal. A técnica de análise de análise textual discursiva foi aplicada, sendo consideradas como categorias apriorísticas as dimensões de conteúdo e de processo da estratégia organizacional. Os resultados indicam que os sentidos sobre a estratégia organizacional são construídos na interação ou nos acoplamentos entre os sistemas discursivos em que as decisões estratégicas são (re)produzidas. 

Palavras-chave 

Comunicação organizacional; estratégia organizacional; decisão; perspectiva sistêmico-discursiva. 

 

Link para o artigo

Desenvolvido por BARU-LAB