Twitter Estratégia Lab

A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios

CNPQ

Projeto de Pesquisa

A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios

Apresentação

A pesquisa, atualmente, em desenvolvimento, investiga os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras, produzidos em processos de comunicação organizacional, e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens publicadas em uma das maiores revistas de negócios do país. De natureza exploratória e qualitativa, será realizada através de textos jornalísticos e de textos institucionais produzidos pelas empresas.

A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se auto reforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas das empresas. Em uma perspectiva sistêmica, o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto irá explorar e indicar possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação.

Síntese

A pesquisa envolve:

  • O estudo de notícias e reportagens sobre estratégias empresariais publicadas na revista Exame em um período de 36 meses.
  • Seleção de uma amostra de grandes empresas, a partir do ranking das 500 maiores empresas publicado na revista Exame.
  • Estudo dos conteúdos, processos e práticas estratégicas divulgados em textos institucionais das grandes empresas.
  • Discussão sobre as possíveis relações entre os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras e os discursos sobre a estratégia veiculados na revista Exame.

Apoio

Desenvolvido por BARU-LAB